Grande "KNOW HOW" em Postos de Combustíveis!
A responsabilidade social e a preservação ambiental significam um compromisso com a vida.
Devido ao grande compromisso com o meio ambiente foram criados, ao longo dos anos, leis, decretos, processos administrativos, entre outros, que regulamentam o Licenciamento Ambiental, Etapas de Gerenciamento de Áreas Contaminadas, etc. A seguir serão explanadas algumas dessas etapas:
É o procedimento administrativo realizado pelo órgão ambiental competente, que pode ser federal, estadual ou municipal, para licenciar a instalação, ampliação, modificação e operação de atividades e empreendimentos que utilizam recursos naturais, ou que sejam potencialmente poluidores ou que possam causar degradação ambiental.
Através das licenças (Licença Prévia – LP, Licença de Instalação – LI e Licença de Operação – LO), o órgão ambiental autoriza a localização, instalação, ampliação e operação de atividades como extração e tratamento de minerais, indústrias, obras civis (supermercados, shoppings, rodovias, ferrovias, hidrovias, usinas hidrelétricas) produção, transmissão e geração de energia, parcelamento do solo, complexos turísticos, dentre outros.
A etapa de Avaliação Preliminar é o diagnóstico inicial das áreas classificadas como área potencialmente contaminadas (APs), durante a sua execução é realizado um levantamento de informações disponíveis e um reconhecimento da área, através de inspeções de campo.
Conforme procedimento de Avaliação Preliminar, deve ser preenchida a ficha cadastral de Áreas Contaminadas, nela são documentadas evidencias ou fatos que levem a suspeitar ou confirmar a existência de contaminação.
A Investigação Confirmatória tem o objetivo principal confirmar ou não a existência de contaminação. Esta é a etapa onde é coletado amostras de solo e água subterrânea para analise em pontos estrategicamente posicionados, em seguida é realizado uma interpretação dos resultados obtidos e uma comparação com os valores orientadores da legislação ambiental vigente.
Assim, caso uma área seja classificada como área contaminada, a empresa deverá prosseguir com as próximas etapas de Investigação Detalhada e posteriormente a Remediação Ambiental. Caso contrario a área permanece classificada como área potencialmente contaminada.
Com a confirmação de área contaminada na etapa de Investigação confirmatória de Passivo Ambiental, a empresa deve continuar o processo de gerenciamento de áreas contaminadas e deverá adotar medidas para resguardar de imediato possíveis receptores de risco identificados nas proximidades da área.
A etapa de investigação detalhada ambiental é considerada como a primeira do processo de recuperação de áreas contaminadas, sua execução é de fundamental importância para subsidiar a execução das próximas etapas, de avaliação de risco à saúde humana e a definição das metas de remediação.
Avaliação de Risco a Saúde Humana é o processo qualitativo e/ou quantitativo para determinação das chances de ocorrência de efeitos adversos à saúde, decorrentes da exposição humana a áreas contaminadas por substâncias perigosas (EPA, 1989).
Essa quantificação é baseada em princípios de toxicologia, química e no conhecimento sobre o comportamento e transporte dos contaminantes. Os resultados da avaliação de risco podem subsidiar a tomada de decisão quanto às ações a ser implementadas, de modo a promover a recuperação da área para um uso definido.
Remediação Ambiental é a descontaminação do solo e água subterrânea com o objetivo de anular os efeitos nocivos determinados elementos tóxicos em uma área específica. Podem ser aplicadas técnicas físicas, biológicas ou químicas para o tratamento do passivo ambiental.
A etapa de Monitoramento Ambiental visa comprovar a eficácia da Remediação Ambiental. A coleta das amostras de solo e água contaminada deve seguir alguns procedimentos pré estabelecidos para garantir a representatividade das amostras.
Ao encerrar o processo de Remediação Ambiental, a área recuperada deve ser realizado o Monitoramento Ambiental por um período de 2 anos. A cada semestre devem ser coletadas as amostras de todos os pontos monitorados e posteriormente enviados ao laboratório para a analise química.
- Caracterização Geológica/Hidrogeológica
- Estudo Do Potencial de Corrosão dos solos
- Diagnóstico Geológico/Hidrogeológico
- Teste de Permeabilidade do terreno
- Avaliação do entorno direto e indireto de empreendimentos
- Gestão Ambiental
- Investigação em Postos de Combustíveis
- Investigação Ambiental Preliminar
- Investigação Ambiental Confirmatória
- Investigação Ambiental Detalhada
- Investigação de Passivos Ambientais
- Estudo de VOC’s
- Monitoramento
- Remediação
- Instalação de Poços de Monitoramento
- Laudo de Eficiência de Remoção de Poluentes em Caixa Separadora
- Licenciamento Ambiental junto ao Inema
- Licenciamento Ambiental Junto á Orgãos Municipais
- Cumprimento de Condicionantes
- PEA
- EIA/RIMA
- PRAD
- Análise de Risco
- Educação Ambiental (Concepção, projeto, implantação de programas de educação, treinamento para Recursos Humanos)